Sobre mim



O meu nome é “Mãe” aqui por casa. Licenciei-me há catorze anos mas na minha área só trabalhei cinco anos, mais alguns anos por aqui e acolá, na verdade, olhando para trás, a única utilidade da licenciatura foram a psicologia educacional e a pedagogia que me ajudam a ter uma perspectiva mais “esclarecida” do que se passa no mundo interior das minhas filhas, e a matemática que me “lubrificou” o cérebro para me organizar de forma prática entre as 1000 tarefas do dia-a-dia.

Tenho sido Mãe a tempo inteiro há pouco mais de cinco anos. Tenho duas filhas. São pequenas, são reguilas, são traquinas, são energéticas e são o meu Mundo. Costumo dizer que me sugam a energia, é verdade, há dias que mal me consigo mexer, até pensar chega a parecer cansativo :D mas mesmo assim arranjo daquelas forças "mágicas" que só as Mães têm, para fazer tudo o que uma Mãe tem que fazer para que não lhes falte nada :)

Às vezes perguntam-me como foi, como foi a gravidez, como foi a primeira sopa, como foi a amamentação, como é que é a alimentação, perguntam coisas que nós mães sabemos pela experiência e pela curiosidade de saber mais para fazer melhor. Quando somos mães, há sempre tantas dúvidas a pairar, quando os bebés nascem e pelo caminho fora, também sei como é, e é sempre reconfortante ter ali ao pé alguém que tenha uma resposta para as nossas dúvidas e perguntas, que nos possa dar alguma segurança. Eu não tive ninguém por perto para me ajudar, "chateei" muitas vezes o pediatra das minhas filhas, um santo!, e era tão bom se simplesmente tivesse tido um familiar ou uma mãe amiga que me orientasse e reconfortasse.

Por isso pensei, porque não partilhar as minhas histórias, desafios, dúvidas, conquistas na maternidade? Partilhar o que vivi e o que aprendi, partilhar o que vou descobrindo. Não vou em métodos "com-mil-nomes-diferentes", eu acredito que temos que ser os maiores críticos de nós próprios e perceber o que é correcto ou errado para os nossos filhos, afinal cada criança é uma criança única, não há duas iguais.

E aqui estou pronta a trilhar este novo caminho. Escreverei como Mãe, sobre o que acho importante, sobre o que passei e vivi, sobre o que descobri e aprendi, e continuo a descobrir e aprender. Escreverei como Mulher, sobre sonhos, objectivos, sobre o que me inspira e me move, sobre voltar a encontrar-me num mundo, sempre em mudança, que deixei em espera, sobre descobrir o que realmente me faz feliz.

Espero que gostem de me acompanhar ;)

1 comentário:

  1. Olá Mãe, antes de mais quero agradecer a visita ao Começar de Novo Como tu, também eu troquei a minha profissão pela de Mãe. Tive dois filhos, ele agora com 46 e ela com 41 e sou avó, Do Lucas de 15, da Eduarda de 13 ( do meu filho ) e da pequenininha Beatriz de 4 aninhos da filha Marta. Como Mãe e avó, com certeza virei aqui mais vezes compartilhar experiências. Entretanto, deixo-te um beijinho e votos de boa sorte e saúde para todos vós
    Emilia

    ResponderEliminar